O NATAL BEMBOMBEIROS E OS HORIZONTES CRIADOS

• 20/12/18

Solenidade do projeto natalino do CBMAL aconteceu com muita música e emoção, unindo a instituição e a sociedade em uma iniciativa de solidariedade

por Ulisses Abílio - estagiário

Era o início da segunda quinzena de dezembro e Moisés, de sete anos, olhava para o céu pela janela de sua casa. Nos dois dias anteriores havia chovido em Maceió, e ele se preocupava com a noite que se aproximava. Ouvira sua mãe dizer que eram as “chuvas de verão chegando” - pois que atrasassem. Nada, em hipótese alguma, poderia estragar a grande noite do dia 19.

Havia três semanas que uma bombeira militar fora na escola que estuda, Escola Municipal Cícera Lucimar, que escolariza crianças da antiga Comunidade Vila Emater e Poeirão, levando cartões vermelhos onde cada um de seus amigos, assim como ele, deveria escrever três desejos para o natal. “Se possível, gostaria de ganhar um destes presentes: 1- material escolar; 2- slime; 3- um grande abraço” escreveu sua amiga, Yasmin, na cartinha. “Quero desejar um feliz natal, agradecer pela oportunidade, pois vai me ajudar muito” disse outra amiga, assinando a carta como “Uma futura bombeira”.

Moisés pediu um carrinho de controle remoto. E a professora havia dito que o momento de receber os presentes dos bombeiros se aproximava. Todos os amigos estavam eufóricos, foi o assunto do intervalo recreativo e da aula após.

“Saia da janela menino, é hora de dormir”, sua mãe o chamava para o sono da tarde que iria garantir que o garoto ficasse acordado mais a noite. Ele deitou e observou o teto. Observou. Fechou os olhos e tornou a abrir. Como dormir sabendo o que iria conhecer no Quartel? Sabendo que iria ver a banda de bombeiros tocar e que seu presente seria dado?

Aproximadamente às 18h30, o ônibus vermelho para na porta da escola, e as 160 crianças estariam chegando no Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) antes da 19h para participarem da solenidade do projeto Natal BemBombeiros. Dentro do veículo era hora de repassar pela última vez a canção que eles ensaiaram para cantar para os militares como demonstração de agradecimento.

Durante a solenidade de abertura, onde estavam presentes além das crianças, professores, militares e civis, o Comandante Geral Coronel Adriano Amaral da Silva destacou a importância de alimentar os sonhos daquelas crianças. Em seu discurso, mais parecido com uma conversa com as crianças, ele contou que seu sonho de infância era ser jogador de futebol, e nunca tinha pensado em ocupar o cargo no qual está hoje, exercendo com muito orgulho. “Quem aqui sonha em ser jogador de futebol?”, ele perguntou e um grande número de crianças levantou a mão. “É importante que vocês se esforcem para alcançar seus sonhos, se dediquem e encontrem seus caminhos, seja no futebol ou em qualquer outra área” e completou o coronel Amaral: “Saibam que o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas estará aqui para auxiliar em suas trajetórias.”

Logo após, as crianças conheceram os instrumentos da Banda de Música do CBMAL e assistiram a uma apresentação repleta de referências, que contagiou a todos. Assim como assistiram ao concerto didático do Coretfal, Coral do Instituto Federal de Alagoas, onde Moisés, em toda a sua tímida euforia, se ofereceu para reger o coro. “Nunca tinha visto um coral, nem ouvido uma banda de música como essa”, contou ele. Quando perguntado sobre como se sentia: “Feliz”.

A hora mais aguardada, a entrega dos presentes, chegava enquanto Edna, mãe de Matheus, aluno do 5° ano, comentava sobre a experiência de ver seu filho participando do projeto. “Desde que sou mãe, é a primeira vez que eu vejo isso acontecer e meu filho está muito feliz e muito ansioso”, ela disse enquanto olhava para o filho na fila esperando seu presente, “ele passou o dia falando nisso”. Como se fosse cronometrado, chega Matheus, correndo sem poupar fôlego, comemorando: “Olha mãe! Ganhei um sapato, olha, o presente que eu queria!”. Nem era preciso uma fala da mãe para confirmar a felicidade do garoto.

Débora é professora do 5° ano e comemorou o projeto. “Participar do Natal BemBombeiros foi muito importante para as crianças, a maioria não recebe presentes nessa época do ano, por isso os presentes dados pelos militares é tão especial”. As cartinhas foram adotadas por bombeiros e pessoas da sociedade que decidiram passar no QCG e pegar uma cartinha da árvore solidária.

“Acabou que nós é que ganhamos o presente”, disse uma das coralistas do Coretfal, que ganhou confirmação de uma militar, cabo Francesca: “É emocionante ver que o que é pouco para nós, é muito para eles. A palavra chave dessa noite, com certeza é solidariedade.”

Após cantar a música ensaiada, as crianças entraram, segurando - quase abraçando - seus brinquedos, no ônibus vermelho do CBMAL para que fossem deixados em casa. Moisés, que passou o dia ansioso, levava seu carrinho no colo e acenava pela janela do ônibus para os militares que ficaram no QCG. Mais que um presente de natal, Moisés parece ter ganhado um horizonte. Agora ele quer ser bombeiro militar da Banda de Música e “tocar muitas músicas de natal”.