CBMAL

ACADEMIA BOMBEIRO MILITAR RECEBE MATERIAIS DOADOS PELO IFAL

  • 19/12/18
  • 14:12

Equipamentos serão usados pelo Curso de Formação de Praças

O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) realizou na tarde da última terça-feira, 18, a entrega de diversos equipamentos de salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio à Academia Bombeiro Militar (ABM) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). Os equipamentos serão utilizados em treinamentos pelos bombeiros em formação.

A entrega foi realizada durante o lançamento da Revista PRONATEC, realizado no auditório do Campus Maceió, no Centro, e contou com a participação do comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral da silva, e de representantes da Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP).

Os materiais doados foram utilizados anteriormente pelo PRONATEC, modalidade de educação continuada voltada ao ensino profissionalizante. O curso de bombeiro civil era oferecido pelo programa. Com a finalização do programa, a partir de uma solicitação da ABM, os materiais foram doados no intuito de serem utilizados no Curso de Formação de Praças (CFP) e nos demais cursos que venham a ser realizados pela Academia.

O elo entre a ABM e o IFAL foi concretizado pelo cabo Rodolfo Marcelo, que já foi professor substituto da instituição, além de professor do PRONATEC e, inclusive, ministrou oficinas com esses mesmos equipamentos.

“São equipamentos de grande importância para o trabalho bombeiro militar, especialmente para a ABM. Termos um almoxarifado operacional da própria Academia é fator preponderante para uma melhor formação dos novos bombeiros”, disse o cabo Marcelo. “Essa parceria com o IFAL foi de fundamental importância, enquanto monitor e instrutor de salvamento aquático eu vejo como um fator diferencial de todas as outras formações”, concluiu.

Entre os equipamentos doados estão: cadeirinhas, mosquetões, freios 8, bloqueadores de corda, ascensores, descensores, polias, colar cervical, mantas térmicas, mochilas de primeiros socorros, capacetes, luvas, botas, roupas de combate a incêndio, mangueiras, chaves de hidrantes, entre outros materiais usados no serviço operacional dos bombeiros.