CBMAL

TURMA DE ALUNOS BOMBEIROS RECEBE TREINAMENTO PRáTICO DE SALVAMENTO VEICULAR

  • 07/12/18
  • 10:12

No treinamento realizado em unidade do Detran foram simuladas situações de salvamento a vítimas presas em ferragens

 Por Ulisses Abílio - estagiário

 

 

Na manhã da última terça-feira (04), a turma de alunos do curso de formação de praças do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) receberam treinamento de salvamento veicular com foco em técnicas de desencarceramento. A instrução foi realizada na unidade do Detran - SAC Petrópolis, onde os carros foram usados para simular situações em que os soldados terão que lidar nas ocorrências que logo atenderão.

 

Dentre as instruções recebidas, o instrutor responsável, capitão Osmar Brandão, presidente da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa de Salvamento Veicular, frisou a importância das atividades, dentre elas a estabilização veicular, a retirada de porta, rebatimento de painel e elevação de painel, rebatimento de teto, ostra lateral, entre outras. Ele conta que “em colisões de veículos com vítimas encarceradas, faz-se necessária a presença dos bombeiros para que a vítima possa ser retirada e devidamente socorrida”, certificando a relevância do treinamento.  

 

 

Os 32 alunos foram divididos em oito equipes que treinaram uma situação por vez, seguindo o cronograma estabelecido. O aluno Lucas Vieira demonstra suas expectativas com a aula prática: “além da teoria que dá o conhecimento devido, essas aulas práticas nos dão a agilidade necessária para atuar nas ocorrências”, e complementa “espero que possamos ter a melhor formação possível, visando dar o melhor atendimento à população alagoana.”

 

O capitão Brandão comemorou a parceria do CBMAL com o Detran para que este treinamento fosse possibilitado, com a disponibilização do espaço como também de oito carros para o treinamento de todos os pelotões, além de esperar convênios próximos para que essas atividades sejam mais rotineiras.