CBMAL

GSA PROMOVE MAIOR EDIçãO DO SURF-SALVA COM MAIS DE 80 PARTICIPANTES NO PONTAL DA BARRA

  • 02/12/18
  • 18:12

Ação visa tornar surfistas parceiros dos guarda-vidas reduzindo número de afogamentos nas praias

por Alan Fagner

O domingo de sol e boas ondas não impediram que cerca de 80 surfistas deixassem a prancha de lado para aprender a salvar por meio do minicurso Surf-salva. Ação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) que visa tornar os surfistas parceiros dos guarda-vidas nas praias alagoanas.

“Realmente essa foi nossa maior edição com mais de cem inscritos, cerca de 80 alunos estão aqui. Aqui nossa missão maior é reduzir o número de afogamentos, ensinando aos surfistas medidas de prevenção e de como fazer um salvamento seguro”, explica o cabo Heubert Guimarães, do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA).

O minicurso realizado na praia do Pontal, neste domingo, 2, foi dividido em oficinas e contou com a participação de surfistas entre 11 e 50 anos. Os alunos receberam instruções teóricas e práticas de salvamento seguro, retirada da água e atendimento pré-hospitalar. “É um curso chancelado pela SOBRASA, um programa nacional que estamos executando em Alagoas com o respaldo desta instituição e do GSA”, explicou o militar.

Os surfistas Lucas, 23 anos, conta que nunca receberu esse tipo de orientação e que agia de acordo com o que imaginava ser correto. “A gente agia segundo nossos próprios instintos”, disse. “Tem coisas que vi aqui que, como ainda estou aprendendo o surf, vão me ajudar até a surfar melhor”, concluiu.

Já para Adilson, 23 anos, a iniciativa do Surf-salva é importante porque cria uma ligação entre o guarda-vidas e o surfista. “É fundamental essa aliança entre o bombeiro e o surfista, é uma grande iniciativa. O Corpo de Bombeiros está de parabéns”, cumprimentou.

PARTICIPAÇÃO DO CFP

75 alunos do curso de formação de praças participaram desta edição do Surf-salva. Eles ainda não pagaram todas as disciplinas de salvamento aquático, mas viram essa oportunidade para aprender mais e ainda colaborar com a ação, o que possibilitou ampliar um pouco a carga horária do minicurso.

Para o aluno CFP e surfista Júlio César Leão essa foi uma oportunidade de conhecer melhor o salvamento aquático, visto que o curso está iniciando agora o contato com essa área. “Na verdade, as instruções de salvamento aquático estão começando agora. Então para mim (o conteúdo das oficinas) também é novidade. Então está sendo de muito valor para mim, está acrescentando muito”, disse o recruta.