CBMAL

SENABOM 2018: PROJETO SUB-SALVA é APRESENTADO NO SOBRASA RESCUE

  • 22/11/18
  • 16:11

Evento paralelo para área de salvamento aquático acontece junto ao Senabom
Por Stephany Domingos 
 

Como forma de fomentar e aumentar a cultura da prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas idealizou e colocou em prática um projeto pioneiro em todo o Brasil denominado Sub-Salva que veio como uma versão diferente do Surf- Salva, desta vez destinado a praticantes de pesca subaquática.
 
A primeira edição do curso aconteceu no dia 02 de junho, envolvendo quase 30 pessoas e contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA).
 
Foi a partir da realização deste treinamento que guarda-vidas e mergulhadores alagoanos elaboraram um relato de experiência com o título: "Projeto Sub-Salva: Educando Mergulhadores na Arte de Salvar" que foi apresentado no Sobrasa Rescue no dia 21 de novembro, dentro das programações do Senabom.
 
O trabalho foi elaborado pelo tenente Diego Pércia, pelo cabo Marcelo Pacheco Amorim e pelo cabo Hellywanes Santos, todos pertencentes ao CBMAL.
 
Este estudo possibilitou a compreensão da necessidade de se trabalhar preventivamente com os mergulhadores livres do Estado de Alagoas, uma vez que não existe uma profissionalização da atividade e todo conhecimento para usufruir dessa prática subaquática, por parte desse público, vem empiricamente e sem ênfase na segurança.
 
Para o tenente Pércia, um dos autores do trabalho e apresentador do mesmo no evento foi muito importante essa apresentação no Sobrasa. "Esse projeto servirá de base para outros estados implantarem essa cultura de prevenção para o público de mergulho autônomo e pesca subaquática", finalizou o tenente, informando que alguns bombeiros o procuraram para ter acesso ao arquivo que embasou o Sub-Salva.
 
Editao em 27/11/18 (edições nos 3º e 4º parágrafos)
 

Últimas Notícias