CBMAL

CAPITãES APRESENTAM ARTIGOS PARA CONCLUSãO DO CURSO DE APERFEIçOAMENTO DE OFICIAIS 2018

  • 14/11/18
  • 10:11

Trabalhos abordam variados temas no âmbito de gestão do CBMAL

Por Thássia Santos

 

Como requisito para conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), os 23 capitães do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) matriculados no curso apresentaram artigos nesta terça e quarta-feira, 13 e 14 de novembro, com temas variados no âmbito de gestão da corporação, sendo divididas em gestão administrativa, operacional e de saúde, segundo os quadros a que pertencem os discentes. O curso faz parte da carreira de oficiais bombeiros militares, sendo obrigatório para a promoção ao primeiro posto do oficialato superior, e será concluído até a formatura do dia 29 de novembro.

As apresentações aconteceram na sede da Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP), com a presença de bancas examinadoras que contribuíram com a avaliação e melhorias dos trabalhos. Para a major BM Elaine Monteiro, instrutora da disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso”, explicou a importância destas pesquisas para a evolução do CBMAL.

“Esses trabalhos reúnem tudo que eles aprenderam durante o curso, trazendo as propostas que poderão ser utilizadas dentro da área de gestão. Cada setor que foi analisado traz uma contribuição e a intenção é que essas propostas sejam colocadas em prática, garantindo a melhoria do serviço que a corporação presta à sociedade”, explanou a oficial.

O capitão BM Themisson Vasconcelos, aluno do CAO, apresentou o artigo com o tema “Análise de risco com vistas à prevenção de afogamentos em praias litorâneas: contribuição para gestão de recursos e locação de postos de guarda-vidas”. Para ele, “só de estarem fomentando a pesquisa, os trabalhos já são de grande importância. Os assuntos que estão sendo tratados são relacionados à gestão em cada área, então cada trabalho traz um complemento de conteúdo, são coisas que o CBMAL necessita. Eles visam preencher lacunas e traz algumas recomendações que podem ser seguidas pelos gestores”, disse o capitão.