CORRIDA DO FOGO MOVIMENTOU CENTENAS DE PESSOAS EM SUA 18ª EDIçãO

• 13/11/18

Evento voltou a acontecer no Quartel do Comando Geral com cerca de 800 corredores

Por Ulisses Abílio – estagiário

com Cb Thássia Santos

Há 18 anos, a Corrida do Fogo é promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e coloca centenas de pessoas em movimento pelas ruas da capital alagoana. Neste ano, a corrida aconteceu no último domingo, 11, e aproximadamente 800 competidores saíram do Quartel do Comando Geral, localizado no Trapiche da Barra, pontualmente às 07h30, e cruzaram a linha de chegada no mesmo local batendo recordes de tempo de prova, o que evidencia a dedicação da população para com a corrida. O evento fez parte das comemorações alusivas ao aniversário de 71 anos do CBMAL.

Vindos da cidade de Palmares, em Pernambuco, para participar da Corrida do Fogo, um grupo de amigos conta que o evento se tornou tradição entre eles. Célio, Sílvio, Mano e José Victor, este último conseguiu chegar em 3° lugar na faixa etária de 36-45 anos, contam que correr entre amigos ajuda a motivar durante a corrida. “Corremos há muitos anos, sempre torcendo um pelo outro, incentivando e isso ajuda muito a correr”, salientaram eles. O vencedor da terceira colocação, José Victor, fala que para a preparação da corrida, “além de fazer caminhada todos os dias, tenho uma alimentação muito cuidadosa e saudável”.

Alimentação saudável também é o segredo do corredor Pedro Moisés, 89 anos, que coleciona oito medalhas da Corrida do Fogo. Além da preocupação com o que come, ele diz que o apoio e participação da família é fundamental: “Todos os anos eu, meu filho Eduardo e minha neta Ticianele corremos, e isso é muito importante para unir nossa família.” O corredor Pedro recebeu homenagens e um presente das mãos do Comandante Geral do CBMAL, Coronel Adriano Amaral, pela força e motivação para correr.

Durante a corrida, também houve a disponilização do pátio de prova da competição Bombeiro de Fibra, que todos os anos é realizada internamente, mas que nesta edição da corrida teve o percurso montado dentro do quartel para que a população também pudesse participar. A corredora Vânia Amaral encarou a competição como um desafio aos seus limites: “Participei do Bombeiro de Fibra para me desafiar, mesmo estando cansada da corrida, mas para ter noção de como é o trabalho dos bombeiros e que sempre podemos dar mais de si”.

Para a organização do evento e a execução de tarefas no dia da corrida, o Corpo de Bombeiros contou com o empenho da Comissão Organizadora e apoio dos militares do QCG BM, dos alunos do Curso de Formação de Praças do Corpo de Bombeiros 2018 e do grupo Escoteiros do Fogo Charlie Bravo Zero, materializando o propósito dos grupos que é desempenhar um papel de auxílio à comunidade.

Já concluindo sua carreira bombeiro militar de uma forma exemplar, o subtenente C. Oliveira, correu fardado levando o orgulho de ser bombeiro e o prazer pelo esporte. "Hoje fiz uma corrida especial, participei de todas as edições da Corrida do Fogo e nesse domingo, depois de um plantão, corri fardado com um sorriso no rosto e representando o CBMAL e GBS (Grupamento de Busca e Salvamento) em uma corrida solo, de 5Km e feliz. Corri sem número no peito, sem chip, apenas com a emoção e para mostrar para todos o que é realmente ser bombeiro. Garra, exemplo, dedicação e orgulho da farda que me fez fazer isso", relatou o subtenente em suas redes sociais, enfatizando o orgulho de estar cumprindo seu tempo de serviço na área operacional.

Classificação CBMAL:

5Km masculino

1º 402 CB ISAAC MELO 00:18:14 - GI

2º 479 CAP JOSÉ VALMIR FALCÃO DA COSTA JÚNIOR 00:20:03 - CAO

3º 665 ROBERTO OLIVEIRA 00:20:43 – 7º GBM

5Km feminino

1º 823 CB PRISCILLA MOARAES BRAGA 00:27:04 - SVP

2º 729 ALUNA VANIA CRISTINA ISRAEL DE SOUZA SILVA 00:27:32 –CFP BM

3º 728 ALUNA VANESSA TENÓRIO 00:28:35 –CFP BM

10Km masculino

1º 67 SD HERBERT FELLIPE LUNA LIRA 00:35:33 - GSA

2º 83 JOSÉ CARLOS BARBOZA ROCHA 00:40:58 – 7º GBM