CBMAL FORMA PRIMEIRA TURMA DE INSTRUTORES DE COMBATE A INCêNDIO OFENSIVO

• 08/10/18

Curso de Instrutor de Combate Ofensivo a Incêndio teve duração de três semanas

Por Stephany Domingos

Na manhã da última sexta-feira, 05, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas realizou a formatura final dos recém formados instrutores de combate ofensivo a incêndios, que durante três semanas receberam instruções com as técnicas mais recentes utilizadas por bombeiros de todo o mundo no combate a incêndio.

Na ocasião foram formados 15 instrutores entre praças e oficiais, que a partir de agora são responsáveis por capacitar todos os bombeiros da corporação.  O curso possuiu uma duração de 135 horas, com instruções teóricas e práticas de adaptação aos equipamentos de segurança; equipagem e manutenção de equipamentos; progressão em ambientes de incêndio; ventilação tática; e busca e salvamento em ambientes de incêndio.

A realização do curso foi uma iniciativa da CTEP de combate a incêndio com o apoio da Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP). Os instrutores formados estão aptos para multiplicar a doutrina de combate ofensivo a incêndios, com ênfase na condução de exercícios com fogo real no simulador de incêndios.

Para o tenente BM Heberton, um dos novos instrutores formados, esse foi um passo gigante e significativo para a corporação. “Nós começamos a perceber que por mais que tenhamos aprendido nos cursos de formação que realizamos, a gente percebe que nem sempre esse aprendizado é o mais atual e com o passar do tempo precisamos aprender que as edificações mudam e com essas mudanças, precisamos estudar as melhores maneiras de prevenir e combater incêndios de maneira mais efetiva, com a evolução das técnicas, para que seja possível salvar mais vidas e bens”, disse o oficial, reforçando que a partir desse curso as expectativas para a evolução das técnicas e do bombeiro combatente são as melhores.

O capitão Fernando Holanda, coordenador do curso, enfatiza que a sensação, depois dessas três árduas, suadas e gratificantes semanas é de dever cumprido e gratidão. “Começamos a busca para realizar esse curso em 2015 e hoje, com quatro instrutores, conseguimos formar uma turma com 15 bombeiros prontos para repassar o conhecimento de combate ofensivo a incêndios aos alunos em formação e a toda a tropa”. Ratificou o coordenador, afirmando que o sentimento é muito bom de promover uma melhor condição de trabalho para a tropa, uma conscientização de segurança e como melhor agir numa situação de sinistro e de forma indireta para toda sociedade alagoana que terá uma melhor prestação de serviço.

FORMATURA GERAL

Foi realizada também uma formatura geral para repasse de informes para a tropa. O comandante geral teve a oportunidade de levar para todos conhecimentos gerais da corporação, como a criação da portaria da subunidade da procuradoria judicial no âmbito da corporação para tratar das promoções de oficiais e praças; também foi liberado crédito suplementar para que seja possível iniciar o ano de 2019 quites com a despesas adquiridas em 2018. Também será paga a verba de uniforme para os alunos do Curso de Formação de Praças, além de indicações de oficiais e praças para realizarem cursos fora do estado, e do bombeiro militar triatleta Fabiano Paes para participar do campeonato mundial de Triatlo no Havaí. O comandante aproveitou para agradecer e parabenizar a todos os instrutores e novos formados no Curso de Instrutor de Combate Ofensivo a Incêndios que estão aptos a multiplicarem o conhecimento. Além desses, outros informes e agradecimentos foram realizados pelo comandante na busca de valorizar e reconhecer os militares abnegados que prestam um excelente serviço.