DEFESA CIVIL ESTADUAL APRESENTA PLANO INTERINSTITUCIONAL PARA ENFRENTAMENTO DA QUADRA CHUVOSA 2018

• 03/04/18

Quadra Chuvosa

Na manhã desta terça-feira (03), foi apresentado no auditório Aqualtune (Palácio República dos Palmares), o plano interinstitucional para enfrentamento da quadra chuvosa - que vai de 15 de abril a 15 de agosto -, onde cada órgão da administração pública estadual e federal envolvido recebeu informações acerca de qual sua função na ocorrência de desastre provocado pelas chuvas. Nesse plano, estão envolvidos 21 órgãos das esferas federal e estadual, com funções predeterminadas para atuar em caso de desastre.

"Esse plano mostra a competência de cada órgão, o que fazer, de que forma iremos atuar, como é feito o salvamento. É uma forma de nos prepararmos para o pior e, se vier uma tempestade, estamos prontos para salvaguardar a vida dos alagoanos", explica o coordenador da Defesa Civil de Alagoas, Major BM Moisés Melo.

A função desse plano de funcionamento interinstitucional é doutrinar o preparo, acionamento, os níveis de atuação e as relações entre órgãos frente a um desastre natural, estando de acordo com a Lei Estadual 7.444 de 2012, que versa, a coordenação, articulação e execução das respostas de responsabilidade da Defesa Civil. De acordo com as previsões, deve chover mais que o esperado para o ano de 2018.

"A previsão é que chova acima da média, não tanto quanto no ano passado, mas ainda pode chegar mais alguma frente fria e poderemos ter alguns desastres nesse inverno. Ainda não se sabe com precisão o volume, mas sabemos que é acima dos últimos anos", afirma o coordenador.

Quadra Chuvosa

Major Moisés pede que a população também esteja atenta neste período, principalmente nos alertas emitidos pelo Estado, onde é possível saber o volume de chuva que se aproxima. Neste ano também será possível receber via mensagem de texto, por meio de um sistema comandado pelo governo federal. Para ativar no serviço, que funciona em todo o Brasil, basta mandar um SMS para o número 40199.

"A população precisa estar atenta aos alertas emitidos e não acreditar em tudo o que se divulga, mas sim nos órgãos oficiais. Ao receber esses alertas, as pessoas devem sair de áreas de risco para preservar sua vida, retornando só quando o local ficar seguro", completou o Major BM Moisés Melo.

O período da quadra chuvosa tem início no dia 15 de abril e se encerra no dia 15 de agosto.

ÓRGÃOS INTEGRANTES DO PLANO INTERINSTITUCIONAL

O Elenco dos órgãos integrantes é composto por todas as instituições que, caso necessário, serão postas à disposição do Sistema Estadual de Defesa Civil, para emprego imediato nas operações: Agência de Modernização da Gestão de Processo (AMGESP), Centro Estadual de Gerenciamento de Risco e Desastres (CEGERD), Companhia de Saneamento Básico de Alagoas (CASAL), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (CEDEC-AL), Coordenadorias Regionais de Defesa Civil (CORDEC’s), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL), Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER-AL), Eletrobrás-Alagoas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL), Secretaria do Estado da Educação (SEDUC), Secretaria do Estado da Fazenda (SEFAZ), Secretaria do Estado da Saúde (SESAU), Secretaria do Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), Secretaria do Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria do Estado da Infraestrutura (SEINFRA), Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria do Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), Secretaria do Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (SETRAND), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Exército Brasileiro.