RETROSPECTIVA 2017: CBMAL CELEBRA 70 ANOS COM GRANDES EVENTOS

• 29/12/17

Ao finalizar mais um ano, o sentimento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é de dever cumprido. Inúmeras ações relevantes marcaram 2017, a data de aniversário de 70 anos da corporação, como as reformas prediais, aquisições de viaturas e equipamentos, investimento no capital humano através da realização de vários cursos operacionais, além de eventos pioneiros e projetos sociais, que promoveram a cultura de paz e aproximaram a sociedade à instituição de maior credibilidade do país desde 2009, segundo o Índice de Confiança Social (ICS), indicador calculado pelo IBOPE Inteligência.

1º ENCONTRO NACIONAL DE BOMBEIRAS MILITARES

Em março, fomos pioneiros na realização do Encontro Nacional de Bombeiras Militares, que contou com a participação de cerca de 240 militares de 22 estados brasileiros, para discutir temas relevantes acerca do papel da mulher no meio militar e na sociedade. De 07 a 09 de março, diversas palestras, mesas redondas, oficinas, além da competição operacional “Bombeira de Garra”, envolveram as bombeiras de todo o Brasil em Maceió. A partir da realização do evento, foi criado o Comitê Nacional de Bombeiras Militares, que trata sobre temas essenciais para a melhoria do serviço desempenhado pelas militares em todo país.

1ª JORNADA MÉDICA E DE SAÚDE MILITAR

A 1ª Jornada Médica e de Saúde Militar de Alagoas buscou promover a integração entre os diferentes quadros de saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), durante os dias 28 e 29 de abril. O evento foi uma parceria com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL) e contou com palestrantes das corporações de Goiás e do Rio de Janeiro.

SEMANA DO BOMBEIRO

Em sua quarta edição, a Semana do Bombeiro Militar 2017 envolveu uma série de atividades comemorativas ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho. O evento apresentou à sociedade um pouco dos serviços prestados pela instituição, através da divulgação do trabalho dos bombeiros, favorecendo o vínculo entre a instituição e a sociedade. Foram realizados: exposição de viaturas e equipamentos em um shopping da cidade, além da competição Bombeiro de Fibra, gincana infantil, Seminário de Proteção Contra Incêndio (SEPROCIN) para empresas parceiras e o Firetrekking na área esportiva.

ENCONTRO NACIONAL DE DEFESA CIVIL

Gestores estaduais de Defesa Civil debateram sobre as ações de preparação e resposta aos desastres naturais no Brasil nos dias 05 e 06 de outubro em Maceió, por meio da XII Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC). O encontro fez parte das atividades da Semana Nacional de Redução de Desastres, reunindo representantes de 17 estados. Este ano, 27 cidades, contando com a capital, decretaram situação de emergência, em decorrência do aumento das reservas hídricas nos municípios pertencentes à região metropolitana.

1ª COPA DESPORTIVA BOMBEIRO MILITAR

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas se uniu às corporações de Pernambuco e Sergipe para a I Copa Desportiva de Bombeiros Militares do Nordeste no dia 22 de setembro. Os times disputaram a modalidade futebol society masculino na Associação de Sargentos e Subtenentes de Alagoas (ASSMAL). O evento pioneiro reuniu mais de 50 bombeiros militares unindo o CBMPE, CBMSE E CBMAL, e a expectativa é que os próximos incluam outras modalidades, times femininos e a participação de mais estados do Nordeste.

CORRIDAS DO FOGO

A Corrida do Fogo, em sua 17ª edição na capital Maceió, foi realizada no dia 19 de novembro, no estacionamento do Maceió Shopping. Uma das corridas mais tradicionais do estado e neste ano de 2017 marcou a comemoração dos 70 anos da corporação, contando com percursos de 5 km e 10 km. Foi um sucesso de público e organização, demonstrado através de inúmeros elogios nas redes sociais da corporação.

Arapiraca

Cerca de 500 corredores fizeram da 2ª Corrida do Fogo de Arapiraca, ocorrida no mês de julho, um verdadeiro sucesso. O evento fez parte das atividades comemorativas ao dia 2 de julho, Dia Nacional do Bombeiro, e contou ainda com demonstrações de serviços operacionais desenvolvidos pelo 7º Grupamento Bombeiro Militar, localizado em Arapiraca.