CBMAL

RETROSPECTIVA 2017: ANO FOI MARCADO PELA EVOLUçãO OPERACIONAL

  • 26/12/17
  • 10:12

Ao finalizar mais um ano, o sentimento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é de dever cumprido. Inúmeras ações relevantes marcaram 2017, a data de aniversário de 70 anos da corporação, como as reformas prediais, aquisições de viaturas e equipamentos, investimento no capital humano através da realização de vários cursos operacionais, além de eventos pioneiros e projetos sociais, que promoveram a cultura de paz e aproximaram a sociedade à instituição de maior credibilidade do país desde 2009, segundo o Índice de Confiança Social (ICS), indicador calculado pelo IBOPE Inteligência.

REFORMAS DOS QUARTÉIS

Após muitos anos sem manutenção predial, o CBMAL deu início a reformas em todos os quartéis do estado em 2017, através da adesão à ata de registro de preços que foi celebrada pela Secretaria de Educação e assim iniciamos esta manutenção histórica para a corporação, proporcionando segurança e qualidade de vida aos bombeiros militares e à população que frequenta os grupamentos em busca de serviços. O termo de referência dividiu os investimentos em lotes, totalizando um investimento anual de 2,5 milhões de reais em obras, advindos de verba própria.

ATUAÇÃO NA QUADRA CHUVOSA

 

Com as chuvas incessantes e fortes que assolaram o estado durante a quadra chuvosa (de maio a agosto), a população alagoana se viu em meio a situações de desastres que deixaram todos em pânico, como deslizamentos de barreiras e encostas, desabamentos de casas, quedas de pontes, transbordamento de rios e lagoas, inundações de casas, ruas e avenidas, quedas de árvores e postes. A situação ficou mais crítica no dia 26 de maio, quando o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas realizou mais de 120 atendimentos, com cerca de 40 viaturas e 160 militares empregados nas ações operacionais, nestes dias mais intensos de serviço e de chuva.

LANÇAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DE OCORRÊNCIAS “FÊNIX”

A Superintendência de Tecnologia, Informação e Comunicação (STIC) inovou mais uma vez e lançou no mês de agosto o “Fênix”, o novo Sistema de Gestão de Ocorrências (SGO). O novo projeto conta com várias novidades e sanou dificuldades passadas pelos usuários do antigo sistema, que era usado em conjunto com os demais órgãos de segurança pública. O Fênix é de uso exclusivo do CBMAL e atende as necessidades específicas dos serviços oferecidos pela instituição. Uma das principais novidades do novo SGO é a sua integração com outros sistemas do governo, como do instituto de identificação e DETRAN.

AQUISIÇÕES COM A TAXA DE BOMBEIROS

Todos os anos o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) conta com a contribuição da população alagoana através do pagamento da Taxa de Prevenção e Combate à Incêndio, conhecida como Taxa de Bombeiros, para reequipar a corporação e assim prestar um serviço de qualidade no estado. No ano passado, foram arrecadados com a Taxa de Bombeiros R$ 2.533.511,83 (dois milhões, quinhentos e trinta e três, quinhentos e onze reais e oitenta e três centavos), que foram investidos em compra de equipamentos operacionais, como roupas de proteção para combate a incêndio, capacetes, desencarceradores, além de dez viaturas de resgate, promovendo uma importante evolução do serviço a cada ano.

DEMAIS AQUISIÇÕES

 

Além da Taxa de Bombeiros, a corporação investe também os recursos adquiridos através do Fundo de Bombeiro, oriundo da arrecadação da Superintendência de Atividades Técnicas na aprovação de projetos de segurança contra incêndio e pânico. Foram investidos um pouco mais de R$ 5 milhões de reais, somando a Taxa de Bombeiros e Taxa da SAT, distribuídos entre aquisições de equipamentos e viaturas para a melhoria da área operacional, além do investimento retratado sobre as reformas prediais dos quartéis da capital e do interior do estado. Além disso, foram investidos no CBMAL pela Secretaria de Estado da Segurança Pública mais de 500 mil reais em equipamentos e viaturas.

CONCURSO PÚBLICO

 

 11 anos depois, o CBMAL realizou o certame que irá admitir 150 novos bombeiros militares prontos para atuar no resgate de pessoas em todo o estado. O edital foi publicado na manhã do dia 31 de julho de 2017 para o provimento de vagas para soldado e para oficial combatente do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, sendo 140 vagas para soldado e 10 para oficial. 11.474 pessoas se inscreveram no concurso público.

CURSOS OPERACIONAIS

 

O ano dos 70 anos do CBMAL também ficará marcado pela retomada dos cursos operacionais pela corporação. Somente em 2017 foram realizados seis cursos em cinco áreas: salvamento veicular, resgate em áreas inundadas, mergulho, socorrismo de resgate e combate a incêndio. Diversos fatores contribuíram para este avanço, como o comprometimento da equipe da Superintendência de Ensino e Pesquisa do CBMAL, o apoio dos demais órgãos internos da corporação e do comando, como também a formação das Comissões Técnicas de Ensino e Pesquisa (CTEP), que possuem a missão de promover o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e, por consequência, do serviço operacional.

INVESTIMENTO EM PESQUISAS CIENTÍFICAS

A corporação recebeu destaque em trabalhos científicos que ganharam representação a nível nacional e mundial. No World Conference On Drowning Prevention (Conferência Mundial de Prevenção em Afogamentos), que aconteceu em outubro, no Canadá. O trabalho Padrões de comportamento associados a lesões dermatológicas provocadas pela radiação solar em guarda-vidas bombeiros militares”  foi aprovado na modalidade pôster dentre mais de 500 trabalhos concorrentes, sendo um dos dois aprovados no nordeste. Além deste trabalho, no Seminário Nacional de Bombeiros Militares (SENABOM), ocorrido em novembro, em João Pessoa, foram aprovados oito trabalhos com destaque para os artigos “A Educação a Distância no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas: estudo de caso” que recebeu prêmio de melhor artigo científico na área de educação, além dos trabalhos “O Perfil Epidemiológico das Mortes por Afogamento no Estado de Alagoas” e “O Perfil Epidemiológico das Mortes por Afogamento Envolvendo Crianças no Estado de Alagoas” que trouxe estatísticas relevantes para a corporação desenvolver um trabalho cada vez melhor quanto aos aspectos preventivos e a sensibilização da sociedade quanto ao tema.