CBMAL

GUARDA-VIDAS ALAGOANOS PARTICIPAM DA SEMANA LATINO-AMERICANA DE PREVENçãO EM AFOGAMENTOS

  • 24/11/17
  • 09:11

De 20 a 26 de novembro são realizadas ações em prol de águas cada vez mais seguras

 

Durante a última semana do mês de novembro, de 20 a 26, está sendo realizada a semana latino-americana de prevenção em afogamentos, onde diversas ações ocorrerão em toda América Latina. O objetivo é a redução do número de afogamentos. No Brasil, a semana é organizada pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e alguns dos guarda-vidas militares voluntariamente aderiram à campanha com o apoio do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA).

Usando os projetos da Sobrasa como base, os bombeiros militares estão participando com três tipos de palestras: o ‘Kim nas Escolas’ que é voltada pra crianças; o ‘Surf Salva’ voltado aos surfistas; e o ‘Emergências Aquáticas’ ministrada ao público adulto, em algumas faculdades.

 

Segundo o cabo Rafael Brandão, guarda-vidas voluntário, o projeto foi divulgado através das redes, o que levou à mobilização para participar. “Essas campanhas são bastante importantes, pois ajudam a divulgar a prevenção de afogamentos. Ajudam também na educação da sociedade sobre o respeito as orientações dos guarda-vidas”, declarou.

Organizado pelos países membros do comitê latino-americano de Salvamento (Clas), as atividades podem ser executadas por qualquer instituição, empresa, individuo que queria participar. Pode ser realizada qualquer atividade de prevenção em afogamentos, apesar de haver uma lista de atividades recomendadas pela organização.

De acordo com dados da Sobrasa, cerca de 17 pessoas morrem afogadas diariamente no Brasil então fazer ações ao longo do ano é importante. Prevenir é salvar.

 

O Surf Salva

Uma das atividades da semana, o minicurso Surf-Salva, aconteceu na manhã do dia 23. Guimarães, que juntamente com o cabo Rafael Brandão, foi indicado para direção regional da Sobrasa em Alagoas declarou que a recepção do evento foi muito boa. “É um pedido do público, eles querem mais pela interação do corpo de bombeiros com os banhistas, o Surf Salva está sendo um sucesso”.

Guimarães ainda salientou a importância da Semana de Prevenção para o estado. “Colocamos Alagoas nesse mapa de prevenção de afogamentos, dando destaque nacional e internacional para a nossa corporação. Sempre com o objetivo de prevenir, é a frase do projeto: prevenir é salvar”, declarou.

 

 

Juliana Andrade, campeã brasileira de bodyboard, participou do minicurso e reforçou a participação do surfista na proteção das praias. “Apesar de eu ser do mar é muito bom ter técnicas de prevenção, eu já fiz resgate nessa minha trajetória de surfista. Achei interessante me aperfeiçoar mais, ninguém sabe o dia de amanhã, vai que eu encontro outra vítima aí eu vou poder ajudar melhor essa pessoa”, explicou.