DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE: ESCOTEIROS DO FOGO DOAM FRASCOS PARA O BANCO DE LEITE DA SANTA MôNICA

• 17/11/17

Gerar e receber um filho é sempre uma alegria, mas que vem cercada de certos receios, como o da prematuridade. Para refletir e discutir ações sobre o assunto, o mês de novembro é reconhecido mundialmente como o Mês de Conscientização para a Prematuridade, e ações vem sendo desenvolvidas pela Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) desde o dia 10 até o final deste mês, com palestras e rodas de conversa. Os Escoteiros do Fogo do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) resolveram entrar nessa corrente, e na manhã desta sexta-feira, 17, doaram 40 frascos de vidro que ajudarão na doação de leite materno, alimento de imensa importância para todos os bebês, em especial para os prematuros.

A entrega foi realizada nesta sexta-feira, que é o dia mundial da prematuridade, na sede da MESM, e incluiu a visita aos bebês prematuros internados na maternidade, bem como ao banco de leite. Vitória Matos, 10, participou da ação e demonstrou a importância de ajudar. “Gostei muito de ver todo o cuidado que o pessoal da Santa Mônica tem com os bebês. Se as pessoas tivessem mais consciência para doar mais potes para arrecadação de leite materno e assim ajudar as crianças que estão precisando, seria muito legal”, ressaltou a escoteira do fogo.

Segundo a pediatra da MESM Andréa Pinheiro, os prematuros recebem leite de suas mães e complementam com o leite das doadoras, o qual precisa ser pasteurizado para eliminar possíveis bactérias, fungos e vírus, e esses frascos de vidros são utilizados neste processo. “O leite materno tem características que nenhum outro leite tem. Além de ser alimento, ele protege os bebês contra doenças e aumenta o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê. Ficamos muito felizes em receber os frascos e agradecemos muito aos escoteiros do fogo e ao Corpo de Bombeiros”, agradeceu a médica, explicando que estas ações de recebimento de frascos são intensificadas nos meses de maio e agosto, mês da doação de leite materno e mês da amamentação, respectivamente.

O coordenador dos Escoteiros do Fogo, major Rômulo Guedes, explicou que a motivação derivou do mutirão comunitário escoteiro, que neste ano trabalhou o tema “educação ambiental sustentável” e em paralelo realizaram a ação junto ao banco de leite. Ainda segundo ele, muitas crianças fizeram campanha com os familiares e amigos, devido à dificuldade de encontrar este tipo de frasco, o qual faz parte do processo de doação de leite materno, visto a necessidade de reposição dos mesmos junto às mães doadoras, e agradeceu o contato da major Meidja Mesquita, pediatra do CBMAL, junto à equipe da Santa Mônica para receber os escoteiros.