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SUPERINTENDêNCIA DE SAúDE DO CBMAL NOTIFICARá DOENçAS E ACIDENTES RELACIONADOS AO TRABALHO

  • 10/11/17
  • 10:11

Centro de Saúde do Trabalhador do Estado ministrou a palestra para SS

 

Na última quinta-feira, 9, a Superintendência de Saúde (SS) do Corpo de Bombeiros participou de uma palestra sobre a importância da notificação de acidentes e doenças em função do trabalho. A exposição foi realizada pelo Centro de Saúde do Trabalhador do Estado (Cerest) e visa a melhoria do desenvolvimento da função de bombeiro.

“O objetivo é tornar a SS do Corpo de Bombeiros uma unidade notificadora. A SS vai passar a notificar as doenças de notificação compulsória e os acidentes de trabalho”, explicou a tenente coronel Ana Clara, presidente da comissão do programa de qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho do CBMAL.

Entre os problemas de saúde mais comuns ligados ao trabalhador estão pneumonioses, transtornos mentais, LER/DORT, dermatoses ocupacionais, câncer, intoxicação exógena, acidentes por animais peçonhentos e acidente por exposição à material biológico.

Segundo dados da pesquisa feita pelo Cerest, apenas 4% dos problemas registrados são notificados assim que identificados, o que torna mais difícil o tratamento e a prevenção. “As políticas de saúde só são implantadas mediante notificação, senão, como vamos saber que há um problema? Não dá pra saber, é preciso notificar”, declarou o médico da família e do trabalho da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Juraci Roberto Lima.

“Essa reunião caracteriza o primeiro passo para um programa de formação e criação da cultura dentro da Superintendência de Saúde, voltada para registrar toda doença ou acidente envolvendo os bombeiros militares. A partir daqui vamos tornar uma rotina a notificação de todos esses eventos”, declarou o superintendente de saúde do CBMAL, tenente coronel Aldo Calaça.