PROJETO BOMBEIRO MIRIM MóVEL CHEGA à GROTA DO ATERRO, EM MACEIó

• 01/11/17

Na última terça-feira, 31, o dia começou diferente na Grota do Aterro, localizada no bairro Barro Duro, em Maceió. Foi dado início às atividades do Projeto Bombeiro Mirim, que agora faz parte do programa do governo estadual “Vida nova nas grotas” e está em sua segunda edição neste formato. O projeto do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que existe há oito anos, desta vez atenderá 50 jovens entre 12 e 16 anos, promovendo uma cultura de prevenção da violência e de acidentes domésticos na comunidade.

Segundo o comandante geral da corporação, coronel BM Adriano Amaral, o Bombeiro Mirim é um importante projeto realizado pelo governo do estado, onde várias secretarias estão envolvidas, e quem participou do encerramento da última edição viu como foi relevante o trabalho no Canaã. “Tenho certeza que aqui na Grota do Aterro não será diferente. Esperamos que nossa participação contribua para o desenvolvimento destes jovens para que amanhã eles sejam impactados pelo conhecimento que receberam e que isto mude suas mentes e corações para tomarem decisões corretas em suas vidas”, relatou coronel Adriano.

Disciplinas como ordem unida, que ensina as regras de formação militar; primeiros socorros, defesa civil, combate a incêndio, salvamento aquático e terrestre serão abordadas diariamente, além das matérias auxiliares, como cidadania, combate às drogas e à violência. Os alunos serão acompanhados até o mês de janeiro de 2018, e dentre eles está Isaac Ferreira, 8, que já esta ansioso para o início das aulas. Ele frequenta uma igreja evangélica na localidade, e viu no projeto uma oportunidade de aprender sobre a profissão bombeiro militar, que é seu sonho.

Na ocasião, a presidente da Associação dos Moradores da Grota do Aterro, Maria Cícera, agradeceu emocionada a iniciativa do governo do estado. “Agradeço por este momento ao governo e ao Corpo de Bombeiros, e peço que nossa mocidade aproveite esta linda oportunidade, porque realmente foi um grande presente para todos nós”, relatou a presidente.

A Banda de Música do CBMAL e o grupo cultural de côco de roda Xique Xique abrilhantaram o evento com suas apresentações. Além disso, foram disponibilizados à população local os serviços de aferição de pressão arterial e informações para o combate à dengue. As crianças também tiveram um espaço para desenho e pintura.

Fizeram-se presentes autoridades estaduais e locais, como o secretário em exercício da Secretaria de Estado da Segurança Pública, delegado Manoel Acácio; a secretária de Estado de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt; o superintendente de Formação e Difusão Cultural, Edlúcio Donato; o coordenador do projeto, capitão BM Alexandre Novaes; e o vice-presidente das Igrejas Assembleia de Deus em Alagoas, pastor Severino Rodrigues.