CBMAL

BOMBEIRO MIRIM MóVEL NAS GROTAS VIRA PROJETO E MUDA VIDAS EM MACEIó

  • 24/10/17
  • 11:10

Mudanças significativas são sentidas por famílias e professores de alunos que aderem ao projeto do Corpo de Bombeiros Militar
Fonte: Agência Alagoas

 

O futuro que pede socorro nas grotas de Maceió está recebendo alicerce do Governo do Estado em pequenas ações de impacto positivo. Pelo menos quarenta adolescentes mostraram o valor que têm durante o encerramento do Projeto Bombeiro Mirim Móvel na Grota do Canaã. O evento aconteceu na sexta-feira (20), dentro do programa Vida Nova nas Grotas.

A Escola Estadual Josefa Conceição da Costa recebe estudantes de toda a comunidade do Canaã e não é raro ter suas cadeiras vazias durante as aulas porque alguns estudantes mostram falta de interesse nos estudos.

Há três meses esse cenário mudou dando lugar à maior aplicação às tarefas escolares e mais união entre os alunos com a adesão da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, ao projeto do Governo do Estado Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

“O projeto veio para ajudar não só a escola, mas toda nossa comunidade. Queremos externar nossa imensa gratidão e alegria porque os resultados foram surpreendentes”!

A fala é de Carla Manuela Mendonça, diretora adjunta da Escola Estadual Josefa Conceição da Costa. Ela afirma que a indisciplina era algo fortemente sentido e melhorou consideravelmente com a chegada do projeto Bombeiro Mirim.

“No início, os alunos mostraram-se receosos e depois começaram a incentivar outros alunos a não faltarem às aulas; tornaram-se multiplicadores do bem na escola”, exultou a diretora.

Carla Mendonça cita um trio de qualidades que os adolescentes apresentaram com a integração do projeto Bombeiro Mirim Móvel: diminuíram a evasão escolar, melhoraram o comportamento dentro da escola e melhoraram o índice de aprendizado.

A mudança positiva no comportamento dos bombeiros mirins foi sentida pelos pais. Entre eles, os depoimentos são muito parecidos, inclusive em relatos de como os filhos eram antes de participar do projeto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas.

Marcone Cleiton Gomes é pai da bombeira mirim Paula Sampaio. Segundo ele a filha que era muito estressada e desobediente, mudou o comportamento para melhor.

“Ela ficou mais calma, mais obediente e também melhorou a disciplina”, cita o pai orgulhoso.

A mãe de Luís Felipe dos Santos Lopes, 13 anos, tem uma lista das atitudes do filho antes e depois do projeto Bombeiro Mirim.

“Ele era muito rebelde; muito rebelde mesmo. Dizia que fazia as coisas e não fazia, vinha pra escola e não fazia os trabalhos, não tinha responsabilidade nenhuma. Agora ele se arruma para vir para a escola sem eu chamar, está mais dedicado às coisas que faz e em casa ficou mais responsável. Não tive mais preocupação com ele. Todo mundo notou a diferença nele. Graças a Deus melhorou cem por cento”, relata Maria Josefa Lourenço dos Santos, a mãe do futuro bombeiro profissional.

É que, segundo ela, Luís Felipe teve a iniciativa de entrar para o projeto Bombeiro Mirim e já disse que vai fazer o curso para ser bombeiro quando crescer.

Os alunos que participam do projeto precisam estar devidamente matriculados na rede pública de ensino e ocupam os dois períodos do dia com aprendizado de vida, cidadania e respeito ao próximo. Durante o encerramento, os adolescentes do bairro Canaã mostraram claramente como mergulharam na filosofia do projeto, demonstrando orgulho dos seres humanos que são.

“O projeto foi ótimo! Infelizmente está acabando, foi muito choro e espero que tenha de novo no próximo ano. Daqui vou levar os melhores momentos. Eu quero ser advogada e bombeira e quero trabalhar com todos os salvamentos de vida”, resumiu a bombeira mirim Ivana Aparecida Santos de 14 anos.

O coronel Adriano Amaral da Silva, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, incentivou os estudantes a persistirem nos sonhos, acreditando que são capazes de serem cada dia melhores.

“Só o Senhor sabe o valor que vocês têm e nós estamos vendo que vocês podem ser cada dia melhores. Não desistam de seus sonhos. Lutem por eles”, impulsionou o comandante.