GESTORES ESTADUAIS DE DEFESA CIVIL DEBATEM SOBRE AS AçõES DE PREPARAçãO E RESPOSTA AOS DESASTRES NATURAIS NO BRASIL

• 04/10/17

No evento também será eleita nova diretoria da entidade e feita entrega de medalhas

Nos dias 05 e 06 de outubro a cidade de Maceió, em Alagoas, vai sediar XII Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC). Durante o encontro, que faz parte das atividades da Semana Nacional de Redução de Desastres, será escolhido o novo presidente da entidade. O evento acontecerá no auditório ESMAL – Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas, a partir das 9h da manhã.

“Nos encontros do CONGEPDEC procuramos trocar experiências e fortalecer as ações de Proteção e Defesa Civil, tendo em vista que cada Estado tem peculiaridades geográficas e hidrográficas e ainda métodos diferenciados de preparação e resposta aos desastres”, enfatizou o presidente do Conselho, coronel José Erivaldo Mendes, de Sergipe.

Debates

No primeiro dia do ciclo de palestras, o Secretário da Defesa Civil de Alagoas, major Moisés Melo, vai abordar sobre a atuação do órgão frente aos desastres naturais.

Alagoas, que é o Estado anfitrião, é característico por dois eventos extremos: a seca, em municípios do sertão e agreste, e as inundações. Este ano 27 cidades, contando com a capital, decretaram Situação de Emergência, em decorrência do aumento das reservas hídricas nos municípios pertencentes à Região Metropolitana. O fenômeno ocasionou danos humanos, materiais, ambientais, além de prejuízos públicos e privados.

As queimadas, também serão pauta de discussão. A coronel Helena Rodrigues, de São Paulo, vai demonstrar a importância do uso de aeronaves no combate a incêndios em vegetação.

No segundo dia, será tratado sobre o uso da inteligência artificial, em situação de desastres e ainda sobre a Plataforma de Monitoramento de Condições Climáticas e Hidrológicas, denominado SipamHidro, lançada recentemente pelo Ministério da Integração Nacional, para a região norte do país.

Durante o encontro, os gestores também irão eleger a nova diretoria do CONGEPDEC, para o biênio 2018/2019.

Medalhas

Também no dia de abertura, 5, a CEDEC/AL concederá a Medalha Defesa Civil Estadual, que se destina a distinguir e agraciar instituições e cidadãos civis e militares, que tenham contribuído relevantemente com a Defesa Civil Estadual para a redução dos efeitos danosos causados pelas intempéries e catástrofes acidentais, ocorridas em território alagoano.

Assim como a reunião da CONGEPDEC, a entrega de medalhas da CEDEC/AL será realizada no auditório da ESMAL, com a solenidade tendo horário previsto para as 19 horas.