CBMAL

INSTRUTORES ALAGOANOS MINISTRAM TREINAMENTO DE FLASHOVER NO CIBE BRASIL 2017

  • 19/09/17
  • 11:09

Como parte da programação do Congresso Internacional de Bombeiros e Emergências (CIBE Brasil 2017), instrutores flashover de todo o país foram convidados para realizaram treinamento real de simulação de incêndio em ambiente confinado e o capitão Holanda e o tenente Feliciano do CBMAL estavam entre os presentes.

O treinamento no contêiner ocorreu durante os três dias de evento com instrutores do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, do Distrito Federal, do Amazonas, do Mato Grosso do Sul, de Roraima e de Alagoas. As instruções foram divididas em dois grupos: iniciante e avançado.

 A instrução de iniciante foi apenas de observação, em que os participantes, acompanhados dos instrutores, após observarem o contêiner e assistirem um vídeo, observam na prática todos os fenômenos do fogo. Já na instrução do grupo avançado, há o combate propriamente dito.

O capitão Holanda falou da honra em ser convidado para ministrar uma instrução no maior congresso de bombeiros e emergência da América Latina: “Isso mostra que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Eu e o tenente Feliciano realizamos o curso em outubro de 2016 e este ano mais dois militares, o tenente Duarte e o sargento Santa Rosa também realizaram. Estamos montando nosso grupo docente para montar o curso em Alagoas”, disse o capitão, que além do treinamento em flashover também teve a oportunidade de assistir excelentes palestras na área de combate a incêndio para engrandecer o seu conhecimento e aplicar na comissão técnica de combate a incêndio do CBMAL.

Na instrução de iniciante, a tenente coronel Camila Paiva e a major Elaine Monteiro tiveram a oportunidade de participar do treinamento. “É uma realidade muito atual poder participar de uma instrução em contêiner, já que só recentemente adquirimos um para o CBMAL. Foi minha primeira experiência em uma instrução de flashover em contêiner e foi ótimo poder viver esse momento em congresso do nível do CIBE”, disse a tenente coronel que também é comandante do Grupamento de Incêndio em Alagoas.

Fenômeno Flashover

A camada de gases do incêndio (gases aquecidos) que se cria no teto da edificação durante a fase de crescimento do fogo irradia calor para os materiais combustíveis situados longe da origem do fogo (zona de pressão positiva). Esse calor irradiado produz a pirólise dos materiais combustíveis do ambiente.

 Os gases que se produzem durante este período se aquecem até a temperatura de ignição e ocorre o flashover, ficando toda a área envolvida pelas chamas.

O fenómeno denominado de forma geral como flashover é uma das principais causas de morte entre os bombeiros, de acordo com os registros estatísticos dos países que levam uma contabilidade correta de suas operações.


Últimas Notícias