CBMAL

ESCOTEIROS DO FOGO CHARLIE BRAVO ZERO INICIAM TRABALHOS NESSE SáBADO

  • 26/08/17
  • 11:08

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, etnias e credos, de acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro, concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela União dos Escoteiros do Brasil.

Sendo assim, com o objetivo de unir o movimento escoteiro com os preceitos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas surgiu a ideia do Projeto Escoteiros do Fogo Charlie Bravo Zero. Segundo o major Rômulo Guedes, coordenador do projeto, o movimento escoteiro já existe em diversas forças, como exército, marinha e aeronáutica e será uma ótima oportunidade para trazer essa ideia para o CBMAL. “Queremos inserir a cultura da prevenção. Eles aprendem e podem atuar e ajudar o próximo”, disse.

Com isso, na manhã desse sábado, 26, 65 crianças, divididas em lobinhos, com idade dos 6,5 aos 10 anos e escoteiros, de 11 aos 14, iniciaram os trabalhos do grupo no Quartel do Comando Geral do CBMAL, com presença dos pais, de bombeiros militares da caserna e dos chefes do grupo.

 

O coordenador do projeto enfatiza a vida que o grupo traz ao quartel. “O grupo escoteiro traz uma ótima visão social para a corporação, aproximando a comunidade do CBMAL, trazendo a criança para aprender os princípios escoteiros atrelados a educação prevencionista que é um dos pilares da vida bombeiro militar”, explicou o major Rômulo Guedes.

Para os pais, é um grande orgulho e prazer ver seus pequenos inseridos em um projeto tão engrandecedor como o Grupo Escoteiros do Fogo Charlie Bravo Zero. “Eu trouxe meu filho porque acho muito interessante ele poder adquirir e compartilhar conhecimento, aprendendo a dividir, a crescer como pessoa e além disso, entender o que é ser bombeiro e quem sabe, no futuro, também possa se tornar um”, disse a mãe do  Marcos Vinícius, Marister Lopes.

Júlia Moura tem 12 anos e está participando de um grupo de escoteiros pela primeira vez. “Estou muito feliz e excitada e sei que vou adquirir muitos aprendizados, principalmente a ser uma pessoa melhor, pois aqui os chefes ensinam a ser amigo, a dar a mão a alguém que precise e a ter um maior contato com a natureza”, disse a escoteira.

No primeiro dia eles tiveram instrução de musicalidade com o sargento Roniere da banda de música do CBMA; histórias de bombeiro com o subcomandante da corporação, coronel BM Paulo Marques; nós, amarrações e equipamentos de bombeiros com a guarnição de busca e salvamento e atividades escoteiras. As atividades acontecerão todos os sábados, até dezembro, quando o grupo entrará de férias e retornará após o carnaval.


Últimas Notícias